É no coletivo que podemos compartilhar, agregar, acrescentar, somar, multiplicar, enriquecer...
Como tudo começou
No corrente ano de 2012, iniciou-se em nossa escola, que conta atualmente com 432 alunos, o projeto de Educação Ambiental. Projeto esse que ficou sob a minha responsabilidade e é desenvolvido por alunos do nível 4 ao 4º ano.
Artes
Sendo que o 5º ano também participa dessas atividades, que servem como elemento motivador e instigador para suas criações artísticas nas Aulas de Artes que também ministro.
Artes
Sendo que o 5º ano também participa dessas atividades, que servem como elemento motivador e instigador para suas criações artísticas nas Aulas de Artes que também ministro.
Propostas
O projeto teve como documento norteador, a lei de Educação Ambiental e tem como objetivo maior, a sensibilização dos alunos e da comunidade escolar para o desenvolvimento de um conjuntos de saberes, conhecimentos, práticas e vivências a fim de adquirirmos hábitos e atitudes conscientes, no nosso dia-a-dia, na nossa sala de aula, na nossa escola e arredores, afim de vivermos e convivermos de forma saudável, harmoniosa, pacífica e sustentável, garantindo a nossa sobrevivência e das gerações futuras. "Um estilo de vida sustentável relaciona-se com a ética na gestão do meio ambiente e na economia, buscando satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações". (Gadotti,Moacir 2008)
Indicadores de Sustentabilidade
Com base nesse objetivo implantaremos na escola, os indicadores de sustentabilidade, abaixo elencados, como ações que estão sendo realizadas durante o ano letivo:
1. Identidade Afetiva, Sensibilização e Conscientização:
Depende de nós
O destino que daremos
as garrafas:
aos pneus...
E a outros tantos resíduos.. Podem se tornar matéria-prima ou poluição....
2. Estilo de vida saudável;
3. Alimentação saudável;
4. Gerenciamento de resíduos;
5. Otimização e valorização de recursos hídricos;
6. Ações de responsabilidade socioambiental;
Cesta!!!! Acerte na cesta e faça muitos pontos a favor da vida!
7. Pátios verdes;
8. Consumo consciente;
Busque a Harmonia e saiba que o Amor faz bem ao
Coração
Busque a Harmonia e saiba que o Amor faz bem ao
Coração
Terra, Água, Fogo e Ar
Terra, Água, Fogo e Ar
Proteja a Natureza e saiba respeitar os quatro
Elementos
Proteja a Natureza e saiba respeitar os quatro
Elementos
Terra, Água, Fogo e Ar
Terra, Água, Fogo e Ar
Escolha com Cuidado os seus Desejos
Cuide do seu Corpo e de seus Sentimentos
Descubra o Prazer de Viver em Harmonia
Descubra o Prazer de Viver em Harmonia
Acredite e tenha Fé o importante é ser Feliz
Acredite e tenha Fé o importante é ser Feliz
Acredite e tenha Fé o importante é ser Feliz
Atividades realizadas
Durante esse primeiro trimestre iniciou a conscientização com o diagnóstico da situação em que se encontrava o nosso pátio.....
..A nossa rua e o nosso Arroio Peri que passa pela nossa rua....
Analisamos e observamos a quantidade de lixo, a poluição do arroio e nos passamos para a reflexão e debate, com as questões: Quem eram os responsáveis pelo ambiente escolar, pelo ambiente da nossa comunidade. Chegando a conclusão de nós somos os responsáveis pela preservação e cuidado do ambiente em que nós vivemos, partimos para as ações que teríamos a partir de agora para conviver em um ambiente mais agradável e conviver em harmonia com a natureza e todos os seres vivos, incluindo a convivência pacífica entre os seres humanos.
Para uma maior sensibilização, para nossas ações, assistimos ao filme O Jardim Secreto:
A partir do qual, começamos a construir o nosso próprio jardim, num lugar onde estava destinado a acumular os entulhos da escola (galhos, pedras, e lixo, muito lixo). Fizemos um mutirão, com todas as turmas, cada um fez as ações de acordo com a sua idade e suas possibilidades, para limpeza e iniciamos o cultivo de hortaliças, flores, chás das mais variadas formas, cores e sabores.
Jardim Secreto
Antes:
Depois:
Durante:
Plantamos no chão, em garrafas, pneus, sapatos, vasos sanitários, enfim, demonstrando que é possível termos
plantinhas num mínimo de espaço disponível.
plantinhas num mínimo de espaço disponível.
Dando o exemplo:
Semana do Meio Ambiente: Plantio de Mudas e Filme
Equipe Diretiva, professoras, funcionárias, estagiárias, todos colocando a mão na terra e dando o exemplo. Um belo exemplo!
Aliás, esse sempre foi um objetivo exemplificar como podemos tornar possíveis as atitudes simples de preservação e mostrar que cada gesto conta. Escolher entre jogar os resíduos no chão ou destiná- los a um lugar de onde possa ser retirado para ser reaproveitado, faz toda a diferença.
O gesto de jogar o lixo é o mesmo, só que se for ao chão, as consequências são umas e se colocarmos em locais apropriados são outras e se reaproveitarmos também serão diferentes.
Depende de nós, o destino que daremos
as garrafas:
Dentro desse enfoque, estamos separando os resíduos: os orgânicos estão sendo utilizados para alimentar animais e para adubo, as latas estão sendo separadas e doadas para famílias da nossa escola, as pilhas e o óleo também são separados para serem enviados a um destino mais adequado.
Resíduos das festas
Sempre que acontecem festas na escola relembramos e refizemos as campanhas de conscientização de acertar o lixo na cesta e com isso marcar muitos pontos no jogo da vida! Afinal o hábito se constrói no dia-a-dia, reforçando positivamente a atitudes conscientes, sabendo de suas consequências positivas quando realizadas.
Para reforçar essa consciência assistimos aos filmes Vall-e e Rio, que tratavam do tema lixo, e trafico de animais respectivamente.
A água
A água, também foi um tema que mereceu destaque em nossas aulas. Tanto para conscientização de sua importância para a sobrevivência da vida em nosso planeta, como a consciência de como utilizar corretamente esse recurso vital em nosso dia-a-dia.
Nesse tema linkamos a questão do Arroio Peri que passa em nossa rua e nossa contribuição para a sua poluição à medida que lançamos lixo no chão ou em suas margens, fatos esses, que também contribuem com os alagamentos que periodicamente ocorrerem em nossa rua e arredores. Ou seja, toda a responsabilidade de cada um de nós sob fatos como esses.
Mídia
Trabalhamos conjuntamente as notícias que saem na mídia, como a Casa Orgânica, a situação do Rio dos Sinos, a Rio + 20, mantendo-os atualizados e servindo de ponto de partida para conversas, reflexão, mudanças de atitudes, e exercícios de criação, como criações de desenhos e maquetes da casa orgânica.
Parcerias
Bichinhos de jardim
Minhocário |
O sapo recebeu destaque pelo fato de termos encontrado um sapo em nosso jardim. O encontro foi uma grande surpresa que resultou em sustos, reações de nojo e medo, sendo que alguns saíram correndo e outros querendo matar o sapo. Esse encontro deu origem a um trabalho intensivo de conscientização sobre o sapo, que acabou por se transformar em nosso animal de estimação, aproveitando para trabalharmos a importância e o respeito a todas as formas de vida.
Convivência pacífica e ecologia interior
Casa de sentimentos bons
Onde a má fé não faz morada
E a maldade não se cria
Me cerco de boas intenções
E amigos de nobres corações
Que sopram e abrem portões
Com chave que não se copia
Observo a mim mesmo em silêncio
Porque é nele onde mais e melhor se diz
Me ensino a ser mais tolerante, não julgar ninguém
E com isso ser mais feliz
Sendo aquele que sempre traz amor
Sendo aquele que sempre traz sorrisos
E permanecendo tranqüilo onde for
Paciente, confiante, intuitivo
Faço de mim
Parte do segredo do universo
Junto a todas as outras coisas
Às quais admiro e converso
Preencho meu peito com luz
Alimento o corpo e a alma
Percebo que no não possuir
Encontram-se a paz e a calma
E sigo por aí viajante
Habitante de um lar sem muros
O passado eu deixei nesse instante
E com ele meus planos futuros, pra seguir
Sendo aquele que sempre traz amor
Sendo aquele que sempre traz sorrisos
E permanecendo tranqüilo onde for
Paciente, confiante, intuitivo
Alimentação Saudável:
Ainda tratando do cuidado consigo mesmo, o incentivo a alimentação saudável foi reforçada com uma visita ao Armazém de Hamburgo Velho onde recebemos a palestra da nutricionista Neusa Stoffel. Além disso, pratos criativos e alegres foram criados com frutas, tornando os lanches saudáveis e divertidos.
Saída de estudos dos 5ºs anos para muitos aprendizados, entre eles o cuidado com a saúde!
Uma aula de história, de nutrição, e lições de vida!
Chás
O chá foi e incentivado em um dos dias mais frios desse ano, onde colhemos o guaco, o limão, acrescentamos o açúcar e com a ajuda das tias da cozinha, preparamos e servimos um delicioso chá que nos aqueceu o corpo e a alma.
Espiral de Aromas e Sabores
Junto com o trabalho desenvolvido na escola, criei, organizei e sou responsável pelo blog ecoletivodeodoro.blogspot.com que nasceu do desejo de criar um espaço com relatos de experiências das atividades realizadas no projeto de Educação Ambiental. Compartilhando assim, nossas alegrias, encantos, erros, acertos, aprendizagens para que possamos aprender e crescer, trilhar novos caminhos e criar, coletivamente, realidades mais sustentáveis e mais harmônicas.
Esse diário de bordo também conta com posts de sensibilização e conscientização ambiental, sugestões de atividades para tratar de educação ambiental de forma interdisciplinar, visitas, parcerias e trabalhos realizados pelos demais professores da nossa escola que acrescentam e enriquecem o nosso projeto alcançando e contagiando nossos alunos, que são a razão pela qual as escolas existem. É para eles o nosso trabalho! E é para um mundo mais verde e sustentável que nosso projeto se volta!
Unidade na Totalidade
"Lindo e impressionante... a ampliação da visão individual abrangendo
a Unidade na Diversidade que constituímos e onde somos constituídos!"
(Liana Márcia Justen)
Cada gesto conta!
Antes:
Depois:
Unidade na Totalidade
".. a ampliação da visão individual abrangendo
a Unidade na Diversidade que constituímos e onde somos constituídos!"
(Liana Márcia Justen)
Nenhum comentário:
Postar um comentário